Cultura Japonesa

Origami – A arte do dobrar papéis

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

A ideia do papel teve diversas origens, conforme as regiões de todo o mundo. Tipo o papiro do Egito, folhas de couro de ovelhas, bois, entre outros na Europa…

E na Ásia, começou na China a ideia do papel feito de fibras vegetais, por volta do ano 105 d.C. Ainda não era como conhecemos hoje. Pois era uma mistura de lascas de madeira, pedaços de tecidos e diversos outros ingredientes que continham fibras vegetais que aos poucos foram evoluindo. E quando chegou no século VII d.C, esta técnica foi levada ao Japão.

Já no Japão, tendo essa técnica como inspiração, foi desenvolvido o 和紙 (わし – WASHI). Onde trabalham com a casca de um tipo de amoreira que tem fibras longas e firmes.

Este papel é altamente resistente e duradouro e por este motivo fez e faz parte do cotidiano japonês de muitas maneiras.

No início, por se tratar de uma técnica nova. O papel ainda era considerado um artigo de luxo e ficou restrito à aristocracia e à classe religiosa. O uso era principalmente para elaboração de documentos e produção de cópias manuscritas de sutras.

A medida que a técnica foi evoluindo, o uso do papel começou a aparecer como embalagens de oferenda aos deuses e, os papeis que tinha memória de suas dobras começaram a possibilitar a produção de de envelopes e demais embalagens enfeitadas dando às dobras significados ritualísticos.

Até hoje podemos ver essa técnica sendo usada em diversas cerimônias japonesas.

Até que na era Edo, a produção do papel se intensificou e ficou mais acessível às diversas classes sociais. E junto com o papel, as técnicas de dobras foram se popularizando e, além do uso cerimonial, também começou a ter um uso lúdico. Começando então o 折り紙 (おりがみ – ORIGAMI) que hoje conhecemos.

秘伝千羽鶴折形 – (ひでんせんばづるおりかた – HIDENSENBAZURUORIKATA) – 1797 d.C https://mag.japaaan.com/
akizouさんによる写真ACからの写真 
琴子さんによる写真ACからの写真 

Atualmente o Origami continua presente na cultura japonesa e a sua técnica e apreciação está espalhada por todo o mundo. O seu uso atual saiu do campo lúdico para se tornar uma arte e até mesmo está presente em diversos campos. Como técnicas para diversas áreas da ciência e da educação.

Esquerda: Tecnologia espacial/ Direita: Medicina (desobstrução da veia)
https://blog.goo.ne.jp/kumasan-hattsan
http://origamimat.blogspot.com/

Origami então é uma arte milenar japonesa. Mas que continua se reinventando e quebrando barreiras e cada vez mais presente em nossas vidas.

Será que sem saber você não está tendo contato com alguma arte japonesa?

Mata ne!

Deixe uma resposta