Costumes japoneses

3 de Março – Hina Matsuri

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

kakkikoさんによる写真ACからの写真 

Dia 3 de Março é Hina Matsuri.

Atualmente conhecido como o dia das meninas, as famílias que tem filhas que ainda não saíram de casa, enfeitam suas casas com bonecas conhecidas como ひな人形 (ひなにんぎょう – HINA NINGYÔ). As bonecas são colocadas simulando o casamento do Imperador.

Mas não foi assim que tudo começou.

Por influência chinesa, a corte japonesa adotou 5 cerimônias anuais que representavam algum tipo de mudança sazonal. Uma delas era o 桃の節句 (もものせっく – MOMO NO SEKKU), hoje conhecido também como Hina Matsuri.

Na China antiga, no dia 3 de março, as pessoas tomavam banho no rio, com o intuito de se purificarem na água corrente.

E este costume chegou ao Japão e foi adaptado conforme a cultura japonesa que, em vez de a pessoa tomar banho no rio, elas usavam bonecos de papel que as representavam.

Esses bonecos eram passados no corpo da pessoa para que absorvessem as más energias e eram colocados no rio para que fossem levados para longe as negatividades pelas águas correntes do rio.

Atualmente conhecido como 雛流し (ひなながし – HINA NAGASHI), ainda é realizado em diversas localidades do Japão.

はりうーさんによるイラストACからのイラスト 

Com o passar do tempo, foram se desenvolvendo novas técnicas para a produção de bonecas e, em vez de descartarem no rio, começaram a se tornar peças de decoração.

E as bonecas começaram a simular o casamento do imperador por ser a representação de um casamento feliz e próspero. Por esse motivo, talvez, a data começou a ser direcionada para as meninas, como uma demonstração do desejo dos pais para que as filhas tenham um casamento tão feliz e próspero quanto a família imperial.

risuさんによる写真ACからの写真 

Mas afinal, como é realizada a cerimônia hoje em dia?

O ideal é colocar as bonecas nos cômodos principais, como sala de estar. E devem estar voltadas para o lado sul.

Normalmente as bonecas começam a serem expostas após o Setsubun no hi e no máximo até uma semana antes do dia 3 de março. Como o objetivo do Hina Matsuri é a proteção da casa, o quando desmontar a decoração é de escolha de cada família.

É superstição a crença de que se deixar as bonecas expostas as mulheres solteiras da família não conseguirão casar.

Há diversos pratos que são preparados para o dia 3 de março:

Que tal um dia assim?

Além de nos purificarmos e nos protegermos das más energias, há comida gostosa, bonecas lindas e uma música fofa para animar.

Depois dizem que japoneses são sérios demais. Os japoneses sempre encontram um motivo para sorrir e se reunir com a família!

Seria legal participarmos também né?

Mata ne!

Um comentário em “3 de Março – Hina Matsuri”

Deixe uma resposta