Folclore japonês

Hyakki Yagyô – Procissão das criaturas sobrenaturais

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

百鬼夜行 ( ひゃっきやぎょう・ひゃっきやこう – HYAKKI YAGYÔ/ HYAKKI YAKÔ) – É uma procissão de criaturas sobrenaturais do folclore japonês.

Desde a era Heian (794 – 1185 d.C) ou até mesmo antes, os japoneses acreditavam que no escuro da noite até o raiar do Sol, era o momento das criaturas sobrenaturais rondarem as ruas das cidades. E ao se deparar com eles, as pessoas poderiam morrer ou sofrerem maldições.

Essas criaturas conhecidas também como 鬼 e 妖怪 (おに・ようかい – ONI・YÔKAI) andavam durante a noite em dias específicos. Então as pessoas não saim de suas casas até eles fugirem do Sol. Mas se precisam, mesmo assim, andar pela noite eles eram ensinados a recitar o sutra: カタシハヤ、エカセニクリニ、タメルサケ、テエヒ、アシエヒ、ワレシコニケリ (KATASHIYA, EKASENIKURINI, TAMERUSAKE, TEEHI, ASIEHI, WARESIKONIKERI), que numa tradução livre significa: “Sou uma pessoa bêbada”.

Por exemplo, diversas outras orientações, como as datas que eles fariam as procissões entre outros, estão registrados num dos livros didáticos da época chamado 口遊 (くちずさみ – KUCHIZUSAMI), datado por volta de 970 d.C, para crianças da aristocracia.

Essas criaturas sobrenaturais fizeram parte da crença japonesa por séculos e até hoje vivem no imaginário japonês, aparecendo em diversas manifestações artísticas como literatura, mangá, filmes.

Natsume Yûjinchô
https://s.mxtv.jp/

Em posts futuros falarei dos Yôkais e histórias por trás deles.

Caso tenham alguma sugestão de Yôkai, deixe nos comentários!

Mata ne!

Um comentário em “Hyakki Yagyô – Procissão das criaturas sobrenaturais”

Deixe uma resposta