Cultura Japonesa

Wabi sabi – Uma visão japonesa

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

侘び寂び (わびさび – WABISABI): É um tipo de visão japonesa, onde prega a aceitação da transitoriedade e da imperfeição.

pp_hamon_TP_V@pakutaso

A expressão Wabi sabi é muito usada como se fosse uma única palavra. Mas é na verdade é formada por duas palavras de significados distintos:

  • 侘び (わび – WABI):Atualmente, esta palavra, descreve o sentimento da aceitação da transitoriedade e receber esse acontecimento com o coração aberto e até mesmo aproveitando as experiências oriundas disso. Esse sentimento pode ser percebido ao ver uma rocha em uma paisagem e perceber que nela há musgos e até mesmos partes que sofreram erosão. Em vez de se lamentar por ela ter mudado com o tempo, vê por trás dessas mudanças o resultado da sua longa existência e permanência. É a percepção das alterações silenciosas que acontecem ao nosso redor e valorizá-las como parte inseparável da nossa existência.
  • 寂び (さび – SABI): É uma visão estética japonesa. É a percepção do belo na sobriedade, isolamento e a tristeza nela existente.  Essa visão é possível ser percebida quando há a apreciação numa peça vintage, onde na imperfeição oriunda do seu tempo de uso, conseguimos ser levados à sua possível história e sentir mais admiração pela peça.

Essas duas palavras se completam. Enquanto a palavra Wabi é a percepção da transitoriedade, o Sabi é a admiração por ela e o reconhecimento da beleza lá existente. Por isso que essas palavras formaram a expressão 侘び寂び (わびさび – WABISABI).

Há várias formas de sentir o Wabisabi.

Pode ser numa paisagem:

?????(Adachi Museum of Art)@brian_ytsu flckr

Naquele instrumento que nos acompanha há tempos:

japan-2637648_1280-1024x768@tea ceremony

E até mesmo no vazio:

侘び寂びの心-1-1024x768@tea ceremony

Claro que o Wabisabi é mais profundo. Mas experimentem a olhar em sua volta e sentir o belo na simplicidade. Já será um começo para entrar neste mundo tão sutil, mas cheio de beleza.

Mata ne!

 

Deixe uma resposta