Letras Japonesas

As letras japonesas – parte II

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

As letras japonesas são uma das coisas que causam medo em muita gente que pensa em aprender o idioma. Não é tão estranho alguém falar que desistiu de aprender porque acha que não vai se dar bem com elas.

Na parte I desta série, já tratei um pouco delas e, de repente, pode até ter causado um certo medo com tantas letras.

Mas sabiam que as letras japonesas não são apenas um monte de traços que surgiram aleatoriamente?

Já viram os Kanji’s?

i000396
@PHOTON

São caracteres da língua japonesa conhecida também como ideogramas. A sua origem se remete por volta do ano 1300 a.C. na China.  E dizem que foi levada ao Japão por volta dos séculos IV e V d.C. E atualmente, além das letras de origens chinesas, tem várias outras originárias apenas do Japão.

E os seus formatos não são aleatórios, há todo um motivo para cada um deles que são divididos em 4 categorias principais:

  • 象形 (しょうけい – SHÔKEI): São letras de origens pictográficas. São representações de desenhos do que se encontra ao nosso redor e transformado em grafia. Muito semelhante a ideia dos hieróglifos.
16326912@SMILE ARTS
  • 指事 (しじ – SHIJI): São letras de origem indicativas. Ou seja, elas são representações de traços e pontos que sinalizam posições e quantidades.
nari-siji
*(Em cima/ Em baixo) @家庭学習レシピ
五*(Números: 1, 2, 3, 4, 5) @huusen
  • 会意 (かいい – KAII): São kanji’s compostos, formado por duas ou mais letras SHÔKEI e/ou SHIJI e forma novos sugnificados. Tem como característica significado mais significado e forma um novo. Como podemos ver nos exemplos abaixo, a junção dos kanji’s
    • 日 (Sol) e 月 (Lua), forma o kanji 明 (Claro, Amanhecer), pois a lua (noite), dá lugar ao Sol (dia).
    • 田 (Arrozal) e 力 (Força), forma o kanji 男 (Homem), já que antigamente os homens trabalhavam, principalmente, nas plantações (trabalhos braçais)
    • 口 (Boca) e 鳥 (Pássaro), forma o 鳴 (Piar/ Canto de pássaro), O que sai da boca de um pássaro? O seu canto.
kanjinaritachi3-680x394@Examee
  • 形声 (けいせい – KEISEI): São kanji’s compostos, formado por duas ou mais letras SHÔKEI e/ou SHIJI e forma novos sugnificados. Mas diferentemente do KAII, tem como característica a junção de uma parte que representa o significado e a outra parte que direciona o som do kanji e também poderá acrescentar informações de significados.. Esse é o grupo que compõe a maior parte dos kanji’s. Como podemos ver no exemplo abaixo, a junção dos kanji’s
    • 日 (Sol) e 青 (Azul), forma o kanji 晴(dia ensolarado), um dia de céu azul com um Sol, dia ensolarado. O primeiro kanji indica o significado principal (Sol) e o segundo está direcionando o som, neste caso SEI.
hare@トイトブルクの勉強の森

 

 

Quando vamos estudar o kanji, não estudamos aleatoriamente. Começamos dos mais simples e vamos aprendendo as suas combinações e significados mais complexos.

E tem várias combinações de kanji’s que tem histórias por trás das suas formações que deixa mais divertido ainda o estudo desta letra tão rica.

E então?

O Kanji ficou mais interessante?

Mata ne!

4 comentários em “As letras japonesas – parte II”

Deixe uma resposta