Cultura Japonesa

Akemashite Omedetou! – Feliz Ano Novo! – Parte 3

Minasan, Ohayô, Kon’nichiwa, Konbanwa!

Este é o Post especial de ano novo Parte 3!

Quem não leu os anteriores é só clicar no nome:

Parte 1

Parte 2

O que estão achando do ano novo japonês? É cheio de simbologias e curiosidades né.

Mas o ano novo, não fica só dentro de casa. Como é um momento especial, há eventos externos também.

Inicialmente, as pessoas saim das suas casas e iam cumprimentar os seus entes queridos. Mas a medida que as pessoas começaram ampliar os seus relacionamentos, surgiu então o costume do 年賀状 (ねんがじょう – NENGAJÔ), que é o envio de cartões postais com desejos de felicitações para o novo ano que está vindo. É de costume que nos cartões tenham, além da mensagem, imagens ou do animal (do horóscopo lunar/ chinês) do ano vigente ou imagens que tem simbologias de bom agouro.

Em pleno século XXI, com o costume do uso do E-mail, já é comum o envio do Nengajô por esta ferramenta. Mas mesmo assim, ainda não foi registrado uma queda significativa dos cartões postais tradicionais enviados via correio.

Os modelos abaixo são referentes a este ano que é o ano do Rato.

nengajou@MY J:COM

初詣 (はつもうで – HATSUMÔDE): É a primeira visita feita ao templo xintoísta ou budista. Antigamente a visita ocorria nos templos dos deuses responsáveis pela região. Mas como o tempo, as visitas começaram a se espalhar, podendo escolher a qual templo visitar. Lá é feita a primeira oração do ano e também poderá comprar amuletos para se ter boa sorte. Caso tenham interesse de mais detalhes desse assunto ou de outros, deixe o seu comentário com sugestões!

s_DSC01168@かしまいろ

書き初め (かきぞめ – KAKIZOME) É a primeira escrita ou desenho que a pessoa faz no ano. Tradicionalmente é realizado no dia 2 de janeiro. Atualmente é muito comum que escrevam palavras, letras (kanji) de bom agouro ou expressões que representem o seu desejo para o ano que se iniciou.

@seitokushodou

初夢 (はつゆめ – HATSUYUME): É o primeiro sonho que se tem no ano. Acredita-se que ele poderá indicar alguma previsão para o ano que se iniciou. Tradicionalmente diz que é sinal de boa sorte sonhar com o Monte Fuji, com uma águia e com uma berinjela. Mas há ainda diversos outros símbolos de boa sorte. Esses símbolos normalmente estão ligados a trocadilhos com palavras de boas vibrações como é o caso do Fuji que lembra a palavra Buji (sem problemas, intempéries).

hatsuyume
 @いらすとや

E qual foi o seu primeiro sonho do ano? Espero que tenha sido um bom sonho!

Então o que acharam do ano novo japonês? Claro que há mais coisas. Há tradições regionais, familiares, religiosas e muito mais. O que postei nestes posts especiais foram só partes de uma cultura muito bela que é a japonesa.

Espero que tenham gostado.

Mata ne!

 

 

2 comentários em “Akemashite Omedetou! – Feliz Ano Novo! – Parte 3”

Deixe uma resposta