Costumes japoneses

Omiyage – Os Souvenirs no Japão

Minasan, ohayô, kon’nichiwa, konbanwa!!

Dica do que é o Omiyage:

puppets-sensoji-asakusa-toys-wooden-wallpaper-preview@peakpx

Quando viajamos, passeamos em algum lugar diferente. Gostamos de ter registrado esses momentos prazerosos.

 

@いらすとや

E uma dessas formas são os Souvenirs, isso mesmo os Omiyage.

Quando pensamos em souvenir, pensamos em um chaveirinho, aquele vidrinho com desenhos feitos de areias coloridas e diversos outros tipos já bem conhecidos.

Souvenir-Karama-Centre-768x480@mybayut

 

Mas sabiam que no Japão há toda uma etiqueta na hora de comprar um Omiyage para alguém?

Na hora de escolher um Omiyage, um japonês se preocupa, entre outras coisas, com o grau de proximidade da pessoa que será presenteada. Se é:

  • Família, parente
  • Amigo
  • Colega de trabalho
  • Vizinho
  • Outros

E essas informações, não necessariamente influencia na escolha do preço do Omiyage e sim o quanto vai onerar ou não a pessoa. Como assim?

  • Se são pessoas íntimas, não há problema em dar presentes que vão durar. Pois se conhecemos bem a pessoa, sabemos do que ela gosta e podemos dar algo que ela realmente vai aproveitar e assim não vai ser algo que só vai atrapalhar. Lembrando que as moradias japonesas são, normalmente, pequenas.
  • Se são pessoas com pouca intimidade, como vizinhos e colegas de trabalho, evitam dar Omiyage que vão durar. Pois além de ocupar espaço, não temos certeza se é o que a pessoa gosta ou precisa. Mas por ser presente, o presenteado poderá ficar constrangido em negar ou futuramente descartar. Então para não onerar a pessoa, escolhe-se presentes consumíveis como doces e demais alimentos típicos da região onde se visitou.

E o que gostaria de apresentar neste post são os Omiyage’s consumíveis. O Japão é um país com uma culinária riquíssima. A variedade de sabores, texturas e técnicas culinárias é um bom motivo para levar como lembrança de um prazeroso passeio um alimento típico da região.

Por esse motivo, sempre encontrarão diversas lojas especializadas em Omiyage’s comestíveis em todo o Japão.

Omiyage de Atami
TOP-1280x853@マニマニマグ
Omiyage de Atamikusatsuonsen-3-1280x853@マニマニマグ

 

Exemplo de Loja de Omiyageph100@しらかぬ恋問

Um dos formatos de Omiyage que mais faz sucesso no Japão são os que vem em caixas e com os alimentos embalados individualmente. Além de durarem mais tempo, são muito usados para Omiyage em ambientes de trabalho. Pois basta comprar uma caixa e distribuir o conteúdo entre os colegas sem dificuldade.

20191105_fukuoka-miyage_main-670x443@じゃらんニュース

Claro que o sentimento que depositamos na escolha do Omiyage é o mais importante. E quando conseguimos associar à etiqueta, com certeza será o melhor presente de todos!

E então ficaram com vontade de dar um Omiyage ou de ganhar um Omiyage?

Eu sempre fico com as duas vontades. Comprar Omiyage significa que fui até algum lugar bem legal né!

Preparados para escolher um Omiyage?

Mata ne!

Deixe uma resposta