Costumes japoneses

Natal e o Japão

Hohoho! Hoje é dia 23 de dezembro! Amanhã já é véspera de Natal!

8767@illust image

Minasan, ohayô, kon’nichiwa, konbanwa!!

Já compraram o presente? E a cartinha para o papai Noel, foi enviada a tempo?

Não vejo a hora de ir para a casa dos meus pais e ter aquele banquete… Ops, reunião familiar… えへへ(〃´∪`〃)ゞ

Mas sabem como é o Natal no Japão?

Como sabem, o Natal é uma comemoração cristã e no Japão a comunidade cristã ainda é muito pequena、gira em torno dos 1,1% da população japonesa. Mas então por que no Japão o Natal ficou tão forte?

Cá entre nós… Os japoneses adoram uma festa! (*´ω`*)

No final do século XIX, o Natal só era comemorado entre os japoneses cristãos. Em 1900, foi lançado o primeiro livro infantil falando do papai Noel, na interpretação japonesa:

a0046462_841610@9★Collection

Aos poucos, através do comércio, o costume de comemorar o Natal foi se espelhando entre os japoneses não cristão com a venda de itens decorativos e de cartões de natal. Inclusive a imagem do papai Noel começa a ser utilizada nas propagandas de produtos.

Foi uma época no Japão que eles buscavam a aproximação com o ocidente. E o comércio deu um empurrãozinho (enorme, na verdade) para espalhar essa ideia.

E o Natal se fixou nos costumes japoneses.

Propaganda de 1909Kurisumasu 1909@jaa2100

Mas os japoneses tem o costume de dar um toque original aos costumes de fora que eles incorporam. Então vou mostrar a vocês um pouco de como é o Natal hoje em dia no Japão.

  • Comer frango no natal, Aqui no ocidente é comum diversos países pensar em um peru assado no Natal. No Japão esse costume virou: Se é pássaro/ frango ok. Então é comum vermos japoneses comendo frango assado, KFC e demais pratos de frango.
KFC@みんから
  • Bolo de natal. Bolo no natal? Não deveria ser panetone? Não no Japão. Hoje em dia, Natal = bolo de natal. Tudo porque em 1968, a empresa Fujiya lançou um bolo para o Natal. No início a decoração era feita com confeitos vermelhos em cima do chantilly, mas depois que as técnicas de refrigeração ficaram mais eficazes a decoração começou a ser com morangos. E esse modelo de bolo acabou virando a base para os bolos clássicos do Natal japonês. Na cultura japonesa, a cor vermelha é considerada uma cor festiva e em cima do branco do chantilly pode ter causado uma maior empatia aos consumidores.
kurisumasukeeki@prtimes
  • Date na véspera de Natal, para os japoneses véspera de natal = um encontro romântico. Tanto que há pessoas com vergonha de não ter com quem passar o Natal. Foi feito uma pesquisa onde, antes do Natal há um número considerável de casais formados e após o natal vem o término do relacionamento.
kurisumasudeeto@grimmblog

E então? O que acharam do Natal japonês?

Acho que algumas coisas podemos incorporar né. Tipo o bolo de natal, bolo de natal e bolo de natal? Deve ser uma delícia! Aceito KFC especial de natal também!

MERII KURISUMASU!!

merrychristmas_518@illustmint

Mata ne!

 

Deixe uma resposta